Pauta da vez: blogs!!


Custei a colocar este meu IP no ar, cheia de receios na época (alguns que ainda permanecem, mas que fazem parte do processo de 'blogar'…) e preciso confessar que a cada dia que passa eu vejo como me faz bem e como eu gosto disso!

O prazer de escrever foi algo que eu não imaginava.
O objetivo era mostrar que o mundo do diabetes não é 'escuro e sombrio' e que um tratamento e o controle de uma condição séria não tem que ser impeditivo para as atividades normais e de todo dia.

Mas aos poucos isto tudo se aliou à vontade de pesquisar, de estudar, de descobrir, de dividir ainda mais.
E é uma vontade que fica maior com os comentários ou agradecimentos por alguma dica ou por ter dividido alguma questão mais complexa pela qual eu tenha passado.

Penso no blog levando muito em conta aquela teoria de que "devagar se vai ao longe".
Mesmo que poucos leiam ou que porventura não haja grande interesse no que está escrito aqui, está escrito e pronto.
Um dia, se alguém precisar, ou quiser, vai encontrar um relato sobre um determinado assunto, uma descoberta sobre os estudos que já foram noticiados, sobre os avanços da medicina neste aspecto, e até mesmo como fazer um brigadeiro bem gostoso para acalmar o juízo!

Agora, o bacana é descobrir que como eu existem várias outras pessoas que jogam na rede suas histórias, seus sustos e suas conquistas, para que fiquem lá, disponíveis, até serem lidas e comentadas e divididas.

Pois a Diabetes Hands Foundation valoriza e muito nós, doces escritores de oportunidade.
Por isso, observando o efeito bom e super positivo de tudo o que se diz pelos blogs, como se fosse uma conversa direta e clara entre amigos, criou há cinco anos a Diabetes Blog Week.
A deste ano será entre os dias 12 e 18 de maio.  Não se paga nada para fazer a inscrição e não há limites de blogs inscritos.
Basta preencher um cadastro simples e seguir as regras do desafio: fazer um post por dia, cada um seguindo um tema especifico:

Dia 12 - Change the World (Mude o Mundo)
"Você está satisfeito com a Seção 504 e a segurança nas escolas (isto se refere ao 504 Plan, da ADA, que garante às crianças com diabetes o mesmo acesso à educação das demais)? A confusão de informações sobre o diabetes incomoda você? Você luta para que os planos de saúde cubram os monitores contínuos de glicemia, pela arrecadação de fundos para o Programa Especial de Diabetes (SDP Funding, que é um programa da JDRF) ou por uma confiabilidade maior das tirinhas?
Você trabalha buscando criar conexões e dar suporte a pessoas com diabetes? Sendo ou não uma pessoa que advoga formalmente pelo diabetes, indique quais as premissas consideradas importantes para você.

Dia 13 - Poetry Tuesday (Terça Poética)
Mostre o poeta que existe em você!
Escreva um poema, uma rima, uma balada ou qualquer texto poético sobre o diabetes.
Aqui eles ainda dão uma sugestão: depois de publicar no seu blog, compartilhe na página do No Sugar Added Poetry, da comunidade virtual TuDiabetes (vou falar sobre eles ainda esta semana por aqui) e aproveite para ler as outras já postadas (curti!!).

Dia 14 - What Brings me Down (O que me deixa para baixo)
Maio é o mês da Saúde Mental, então parecer ser uma boa época para explorar o lado emocional de viver ou estar próximo de alguém com diabetes. No que o diabetes faz você se abalar emocionalmente e como você reage?

Dia 15 - Mantras and More (Mantras e Mais)
Ontem abrimos a discussão sobre como o diabetes pode nos derrubar. Hoje, vamos dividir o que nos faz ter um dia ruim. Ou, mais especificamente, um dia difícil de diabetes. Tem alguma coisa de positivo que você repita a você mesmo? Há algum mantra que em que você se apoie para passar por isso? Há algo específico que você faça para quando precisa dar uma folga ao mau humor? Algo que possa ser útil para outras pessoas?
 
Dia 16 - Diabetes Life Hacks ('Truques' da Vida com Diabetes)
Compartilhe suas dicas (não médicas) que ajudam a ter um melhor controle no dia a dia com diabetes. Conte para a gente sobre a mudança na maneira de se vestir (um à parte: este ponto se aplica para quem usa a bomba de insulina), sugestões para fazer um prato equilibrado e/ou na contagem de carboidratos, truques para melhorar os alertas emitidos pelo medidor contínuo de glicemia e da bomba...
 
Dia 17 - Saturday Snapshots (Fotos Instantâneas de Sábado)
Vamos mostrar a todos como é a vida com diabetes!
Baseado no Projeto Diabetes 365 (Diabetes 365 Project - projeto onde foi proposto aos pacientes postar uma foto ao dia, que represente a realidade de conviver com o DM), vamos pegar nossas câmeras de novo e dividir novas fotos.
Coloque quantas quiser... você escolhe se quer falar sobre as fotos ou se prefere não escrever nada e deixar as imagens falarem por si.
 
Dia 18 - My Favourite Things (Minhas Coisas Favoritas)
Para fechar a Diabetes Blog Week, vamos dividir algumas das coisas favoritas da semana.

Pode ser qualquer coisa que tenha sido postada durante estes dias e que você tenha gostado, um blog fantástico que você passou a conhecer, uma foto ou comentário sobre seus posts ou sobre você que o tenha feita sorrir... Qualquer coisa que valha a pena ser dividido!

Só em ler as regras do jogo eu adorei!!
O objetivo é somente mostrar as diferentes perspectivas de determinadas situações relacionadas ao diabetes, como as pessoas reagem de maneiras distintas e chamar ainda mais a atenção para a importância da prevenção.

Alguém tem dúvida que minha inscrição já foi feita?!
Legal esclarecer que, mesmo postando em português (ou qualquer outro idioma que não o inglês), a participação é permitida.

Mãos à obra!!

 

Comentários

Postagens mais visitadas

De cabeceira: (pra ler e ampliar os horizontes)

  • Alimentos Mágicos para controlar sua glicose (Seleções)
  • Balancing Diabetes (Kerri Sparling)
  • Comida que cuida - o prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes
  • Diabetes - Conheça mais e viva melhor (Mark Barone)
  • Diabetes dia-a-dia (Rogério F. Oliveira)
  • EatingWell Diabetes Cook Book (Joyce Hendley)
  • O Futuro do Diabetes (Carlos Eduardo Barra Couri)
  • Receitas Rápidas para o controle do diabetes (Louise Blair e Norma McGough)
  • Sem Açúcar com Afeto (Sonia Hirsch)
  • Straight to the Point - A Guide for Adults living with Type 1 Diabetes (JDRF)
  • Tenho Diabetes Tipo 1, e agora? (Mark Barone)
  • The Little Diabetes Book you need to read (Michael A. Weiss e Martha M. Funnell)
  • The Ultimate Guide to Accurate Carb Counting (Gary Scheiner)
  • Think like a Pancreas (Gary Scheiner)